Jogo do Dicionário
Para tornar a atividade ainda mais prazerosa, o livrinho é confeccionado por meio de dobraduras e pela criatividade de cada um.
Este é o meu!!!
Para tornar a atividade ainda mais prazerosa, o livrinho é confeccionado por meio de dobraduras e pela criatividade de cada um.
Este é o meu!!!
"Desprovido de qualquer sentimentalismo, "Desmundo" é o reflexo cru dos primórdios da nação brasileira, povoada de nativos, de grotescos civilizadores e de párias que buscam refúgio numa terra de ninguém.
A opção de reproduzir a pronúncia e o léxico do português arcaico somente contribui para aumentar a impressão de autenticidade do filme e o estranhamento de Oribela ao aportar nesta terra inóspita é desolador. Como o português dito pelos personagens no filme é arcaico, da época em que os acontecimentos mostrados ocorrem, o filme possui legendas em português atual."
É interessante sugerirmos o filme com o objetivo de analisarmos, dentre outros pontos relevantes, a questão da origem da Língua Portuguesa. O quanto as palavras se modificam com o passar do tempo, a influência de outros povos na origem de nossa língua, a segregação social percebida na fala das pessoas.
O aluno perceberá que ele, falante nato, também é agente transformador de sua própria língua, uma vez que o português, surgido do latim vulgar, foi se modificando até chegarmos na forma atual. É importante analisarmos a língua como fator de aproximação e não de separação social ou regional.
GÊNERO TEXTUAL:
TIPO TEXTUAL:
INTERGENERECIDADE: mistura de gêneros, um gênero com a função de outro.
HETREROGENEIDADE TIPOLÓGICA: um gênero com vários tipos. Ex.: uma carta (gênero) com partes narrativas, descritivas, injuntivas.
SUPORTE: meio físico ou virtual por onde vem o texto oral ou escrito. Ex.: gibi, corpo, tv.
O dicionário é um GÊNERO. Quando analisamos um verbete, esse verbete é gênero e o dicionário passa a ser um SUPORTE. As coisas são relativas, dependem do ponto em que se encontram e em relação ao que as rodeiam.
Assim também é a relação oralidade X escrita. O falar se adequa ao lugar e as pessoas que nos rodeiam. Enquanto que a escrita é padronizada, pois imagina a loucura que seria se as pessoas escrevessem da maneira que quisessem.!? Haveria comunicação?
WWW.google .com
Durante a fase de elaboração/adequação do currículo de Língua Portuguesa, é de suma importância a participação efetiva de profissionais capacitados nesta área. Ouvir a opinião e sugestão de professores que lidam diariamente com as dúvidas mais freqüentes em sala de aula, certamente será de grande valia para melhor adequar a teoria à prática diária.
O Abaporu de Tarsila Do Amaral (1928)
"o homem que come"