domingo, 2 de novembro de 2008

Ortografia

Dia:07/08/08


A ortografia deve ser ensinada porque existem normas a serem seguidas. Se todos escreverem da maneira que quiserem, a comunicação ficará seriamente prejudicada. Há necessidade de padronizar, unificar a comunicação escrita.

Muitas pessoas escrevem da maneira que falam; lêem pouco; a família fala "errado", por desatenção ou mesmo por desconhecer as normas, tudo isso interfere bruscamente no momento da escrita.

É papel do professor disponibilizar meios que minimizem as dificuldades na grafia das palavras. A leitura de textos variados, jogos ortográficos, produções textuais com autocorreção e uso contínuo do dicionário são algumas das ações que visam facilitar a compreensão das palavras.

Atividades que poderão ser desenvolvidas em sala de aula:

  • Apresentar um pequeno texto recortado para que seja montado por duplas ou trios de alunos, dessa forma eles perceberão que cada pedaço (palavra) tem seu próprio lugar dentro do texto para que haja compreensão.
  • Aplicar o ditado-mudo (o professor apresenta diversos objetos, um da cada vez, e o aluno escreve o nome de cada um.
  • Brincadeira da forca (fazê-la dividindo a turma em dois ou mais grupos e trabalhando com palavras que os alunos têm dificuldade.)
  • Produção textual em trios.

Nenhum comentário: