segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Literatura de Cordel

Dia: 23/10/2008
Capa de livro de Literatura de Cordel
Atividade realizada em sala de aula após a leitura do cordel "O HOMEM QUE SE AMANCEBOU COM UMA VACA EM QUIXERAMOBIM."
Tenho uma história pra contar.
Aconteceu no meu sertão.
Um dia a pobre "Vera"
Vi transformar numa fera,
Enjoada apareceu, não queria nem capim.
Parecia na verdade ter enjoado de mim.
Capim já nem pensar
pois só queria vomitar.
Coisas estranhas começou a degustar
banana com feijão,
manga com macarrão...
Isso sim foi de assustar!
Disse"Ai, meu Deus!"
Cuide da minha "Vera"
pois agora que meu mundo virou uma primavera...
Apesar do meu desespero,
enfim descobri o que aconteceu
depois de nove meses a surpresa nasceu.
Um belo mugido ouvi,
era o fruto do amor que surgia com muito vigor.
"Recebem o nome de Literatura de Cordel as obras que são produzidas pelo povo. Nessa manifestação o povo canta os costumes, as crenças ou personagens (reais e imaginárias).
No Nordeste, os exemplares têm a tiragem mínima de 500 mil cópias e são vendidos nas feiras populares. Recebe o nome de cordel, por serem expostas à venda pendurados em fios de barbante.
Os temas são geralmente populares como a história do Padre Cicero, Lampião, Pedro Malasartes, Surubim, etc."
WWW.google.com

Nenhum comentário: