quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Conectivos

Dia: 06/11/2008
"É a partir dos conhecimentos que temos que vamos construir um modelo de mundo representado em cada texto - é o mundo textual. Tal mundo, é claro, nunca vai ser uma cópia fiel do mundo real, já que o produtor do texto recria o mundo sob uma ótica ou ponto de vista, dependendo de seus objetivos, crenças, convicções e propósitos." Koch
"Conectivos são conjunções que ligam as orações, estabelecem a conexão entre as orações nos períodos compostos e também as preposições, que ligam um vocábulo a outro.
Conectivos ou elementos de coesão são todas as palavras ou expressões que servem para estabelecer elos, para criar relações entre segmentos do discurso, tais como: então, portanto, já que, com efeito, porque, ora.
Veja o exemplo:
Israel possui um solo árido e pouco apropriado à agricultura, porém chega a exportar certos produtos agrícolas.
No caso, faz sentido o uso do porém, já que entre os dois segmentos ligados existe uma contradição. Seria descabido permutar o porém pelo porque, que serve para indicar causa, assim, daí, aí, dessa forma, isto é, embora e tantas outras. "
www.google.com

Um comentário:

Professora Valquiria disse...

É nessa tessintura do discurso que o "falante utiliza sinais lingüísticos no texto para dar pistas e ajudar o interlocutor a chegar a uma representação mental adequada". Parabéns pelas reflexões.
Beijos
Valquiria