quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Variação Lingüística

Dia: 08/05/08

O que um grupo poderá criar ao receber palavras soltas, tendo que agrupá-las e uni-las somente com advérbios?

E assim surgiu...

Dor não, felicidade sim
Ambição talvez, bondade sempre
Covardia nunca, amizade, sinceridade
Saudade: mais sentimento, menos indiferença
Tristeza ontem, alegria hoje, amanhã
Pouco ciúme, bastante amor, emoção
Compreensão aqui, loucura longe
Exigência agora, conquista amanhã, perfeição sempre.
Qual será a postura mais adequada que um profissional em educação deve ter diante dos erros de seus alunos?
Nosso país tem uma extensão territorial imensa e mesmo assim todos os povos falam a língua portuguesa. Contudo de uma região para outra há aspectos que devem ser considerados: a cultura, o sotaque, as expressões próprias... Por isso, todos devem estar atentos e respeitar as variações que encontramos entre os falantes da língua.
Existe uma linha muito tênue entre os fenômenos lingüísticos existentes e os "erros" propriamente ditos.
Cabe ao professor mostrar ao aluno que as relações entre letra e fonema são arbitrárias, ou melhor , nem sempre escrevemos da maneira que falamos. Por isso, nossa língua escrita se pauta em regras, que precisam ser cumpridas. Só assim seremos compreendidos em nossas produções textuais.
Ao produzir um texto oral, o falante também se utiliza de expressões faciais e gestos que auxiliam na compreensão do que está sendo dito, ao passo que o texto escrito baseia-se em sígnos lingüísticos, daí a necessidade de se cumprirem as regras.

Um comentário:

Professora Valquiria disse...

Parabéns! Seu blog está muito bom e os textos produzidos no
curso,surpreententes. Espero que com esse estudo,possamos mudar algo em nós.Continue postando e não esqueça de experiências em sala de aula para enriquecer mais seu blog.