Dia:19/06/08
Neste encontro percebemos a importância em diferenciarmos gênero e tipo textuais. Observe:
GÊNERO TEXTUAL: textos orais ou escritos que têm uma forma fixa. É o formato de como a informação será passada. Ex.:crônica, novela, reportagem, poema, bula, receita, carta pessoal, lista telefônica, e-mail...
TIPO TEXTUAL: extrutura, estética. Ex.: narração, descrição, argumentação, injunção e exposição.
Percebemos a infinidade de gêneros existentes ao nosso redor e o quanto nos utilizamos de um ou de outro a todo o momento.
É muito importante mostrar ao nosso aluno que ele faz uso de diversos gêneros textuais, ou seja, ao escrever um e-mail , além de utilizar-se de um gênero textual, ele também utiliza-se de um ou mais tipos textuais, dependendo da maneira que ele passa a informação. Ele poderá expor seus pensamentos descrevendo alguns fatos, narrando, argumentando... dentre outras possibilidades.
É no dia-a-dia, na escola ou em casa, que aplicamos a teoria estudada em sala de aula. O aluno perceberá que bem antes de aprender determinado conteúdo ele já o utilizava, apenas não sabia a nomenclatura apropriada.
Neste encontro percebemos a importância em diferenciarmos gênero e tipo textuais. Observe:
GÊNERO TEXTUAL: textos orais ou escritos que têm uma forma fixa. É o formato de como a informação será passada. Ex.:crônica, novela, reportagem, poema, bula, receita, carta pessoal, lista telefônica, e-mail...
TIPO TEXTUAL: extrutura, estética. Ex.: narração, descrição, argumentação, injunção e exposição.
Percebemos a infinidade de gêneros existentes ao nosso redor e o quanto nos utilizamos de um ou de outro a todo o momento.
É muito importante mostrar ao nosso aluno que ele faz uso de diversos gêneros textuais, ou seja, ao escrever um e-mail , além de utilizar-se de um gênero textual, ele também utiliza-se de um ou mais tipos textuais, dependendo da maneira que ele passa a informação. Ele poderá expor seus pensamentos descrevendo alguns fatos, narrando, argumentando... dentre outras possibilidades.
É no dia-a-dia, na escola ou em casa, que aplicamos a teoria estudada em sala de aula. O aluno perceberá que bem antes de aprender determinado conteúdo ele já o utilizava, apenas não sabia a nomenclatura apropriada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário