quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Avaliação

Dia:12/06/08

"A avaliação é uma constante em nosso dia-a-dia. Não aquela que fazemos ou que estamos comprometidos a fazer quando nos encontramos na Escola, mas um outro tipo, como aquele em que avaliamos impressões e sentimentos. (...) É assim que, nas interações cotidianas, em casa, em nossa trajetória profissional, durante o lazer, a avaliação sempre se faz presente e inclui um julgamento de valor sobre nós mesmos, sobre o que estamos fazendo, sobre o resultado de trabalhos.Na ação escolar, a avaliação incide sobre ações ou sobre objetos específicos - no caso, o aproveitamento do aluno ou nosso plano de ação.""Trazemos ainda uma forte marca norte-americana nas formas de trabalho, nos livros-texto, nas programações, nas ações de alteração curricular e, conseqüentemente, nas formas de avaliação.""Vários autores conseguiram teorizar o cotidiano e a prática social, mostrando que as escolas possuem dentro delas, e a sociedade também, formas de resistência, no sentido de se oporem e recriarem a ideologia.""A avaliação é uma constante em nosso dia-a-dia. Não aquela que fazemos ou que estamos comprometidos a fazer quando nos encontramos na Escola, mas um outro tipo, como aquele em que avaliamos impressões e sentimentos. (...) É assim que, nas interações cotidianas, em casa, em nossa trajetória profissional, durante o lazer, a avaliação sempre se faz presente e inclui um julgamento de valor sobre nós mesmos, sobre o que estamos fazendo, sobre o resultado de trabalhos.Na ação escolar, a avaliação incide sobre ações ou sobre objetos específicos - no caso, o aproveitamento do aluno ou nosso plano de ação.""Trazemos ainda uma forte marca norte-americana nas formas de trabalho, nos livros-texto, nas programações, nas ações de alteração curricular e, conseqüentemente, nas formas de avaliação.""Vários autores conseguiram teorizar o cotidiano e a prática social, mostrando que as escolas possuem dentro delas, e a sociedade também, formas de resistência, no sentido de se oporem e recriarem a ideologia.
Ana Maria Avela Saul


Avaliar-se deve ser uma constante em nossas vidas, não só como profissional, mas como pessoa. Avaliar o aluno não significa apenas mensurar o conhecimento adquirido, mas também a forma pela qual o conhecimento foi atingido.
Estamos em um processo avaliativo contínuo, seja na escolha do vestuário, na decisão de assistir a um filme e não a outro , seja na maneira mais adequada de lidarmos com as pessoas, dentre outras escolhas que fazemos dia após dia. Em sala de aula não é diferente. Quando ensinamos diversas maneiras de chegarmos a um resultado final, estamos dando a oportunidade de nossos alunos avaliarem qual a maneira que lhes agrada mais.
Outro ponto extremamente positivo é a auto-avaliação. Despertar a autocrítica, a reflexão não é algo fácil, leva tempo e muito diálogo. Mas audacioso é aquele que não desiste e colhe bons frutos do que plantou.
Um profissional de qualidade sabe que a avaliação não cabe apenas em uma relação de folhas que devem ser respondidas tal qual o lvro didático. Estamos lidando com pessoas que pensam, refletem e criticam. Ainda bem! Só assim sabemos que o futuro ainda tem salvação.




Nenhum comentário: