quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Língua - veículo de comunicação

Dia:17/04/08


O Abaporu de Tarsila Do Amaral (1928)
"o homem que come"

"Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro." http://www.google.com/
A fala é um indicador sócio-cultural. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, o fator comunicar-se bem é um extremamente importante, senão até decisivo na hora da contratação.
A segregação social não está somente na cor da pele ou nos valores financeiros. Certamente julgamos também aqueles que falam tudo "certo" ou que falam tudo "errado".
O regionalismo é outro fator que impressiona quem ouve, pois ao se comunicar cada falante traz sua cultura lingüística à tona.
Dependendo do momento ou do lugar em que me encontro, a minha maneira de falar muda. Com os amigos ou a família, falo de maneira mais despojada, livre de muitas convenções ou regras. Já com pessoas que não conheço bem ou em ambiente mais social, procuro falar o mais correto possível. Sempre busco ser clara e objetiva, dessa maneira serei melhor compreendida pelos que me escutam.
CURIOSIDADES
COESÃO: FUNÇÃO: organizar o texto, conectar palavras, frases orações...
COERÊNCIA: FUNÇÃO: produzir sentido

Nenhum comentário: