sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Fórum- Jonas Ribeiro (professor e escritor)

Dia:27/05/08

A família é a base mais sólida que um cidadão pede ter. É por meio dos exemplos de dentro de sua casa que uma criança constitui sua índole. A educação jamais conseguirá cumprir seu papel social, se os responsáveis por cada criança fugirem de suas obrigações legais diante de cada menor.
Se uma criança vê seu pai assistindo tv, certamente ela também assistirá. Se uma criança vê sua mãe lendo algo, certamente ela também lerá. Os pais são espelhos para seus filhos.
Então, se eu, que sou mãe, e quero o melhor para meus filhos, tenho que ter tempo para dialogar com eles e lhes mostrar o quanto a vida vai além da televisão, do computador, da rua...
"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem." Mário Quintana
Preocupadas com falta de leitura em uma escola onde trabalhei há alguns anos, elaboramos um projeto de leitura semanal.
EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA


Montamos uma caixa de livros literários selecionados de acordo com a idade da turma, ao levar essa caixa para sala de aula, cada aluno escolhia o livro que lhe parecesse mais interessante. Cada criança levava o livro escolhido para casa e retornaria com ele na semana seguinte.
Paralelo a este trabalho com a caixa literária, em uma de nossas aulas de edc. artística, cada aluno confeccionou seu livro de registros literários. Cada livro continha em sua contracapa uma ficha de perguntas numeradas que deveria ser respondida de acordo com cada livro selecionado pelo aluno.

Uma vez por semana este livro literário era corrigido, enquanto que cada aluno completava uma outra ficha de livros. Esta segunda ficha de livros continha o nome de todos os livros que estavam na caixa literária com um desenho específico para cada livro, dessa forma, a cada semana o aluno pintava o desenho relacionado ao livro que tinha lido.

No decorrer do ano, percebemos o quanto nossos alunos gostaram desta atividade e o quanto eles melhoraram emocionalmente e pedagogicamente. A leitura oral se desenvolveu com mais naturalidade e a produção de textos nos surpreendeu muito.


Um comentário:

flavia disse...

Vocês estão no caminho certo. Com atividades como esta que vc descreveu a atitudes simples por parte da famílias nós poderiámos formar os cidadãos leitores que tanto desejamos. prabéns! Seu blog está lindo!