domingo, 14 de setembro de 2008

Desmundo


Dia:28/08/08

"Desprovido de qualquer sentimentalismo, "Desmundo" é o reflexo cru dos primórdios da nação brasileira, povoada de nativos, de grotescos civilizadores e de párias que buscam refúgio numa terra de ninguém.

A opção de reproduzir a pronúncia e o léxico do português arcaico somente contribui para aumentar a impressão de autenticidade do filme e o estranhamento de Oribela ao aportar nesta terra inóspita é desolador. Como o português dito pelos personagens no filme é arcaico, da época em que os acontecimentos mostrados ocorrem, o filme possui legendas em português atual."


http://www.google.com/

É interessante sugerirmos o filme com o objetivo de analisarmos, dentre outros pontos relevantes, a questão da origem da Língua Portuguesa. O quanto as palavras se modificam com o passar do tempo, a influência de outros povos na origem de nossa língua, a segregação social percebida na fala das pessoas.

O aluno perceberá que ele, falante nato, também é agente transformador de sua própria língua, uma vez que o português, surgido do latim vulgar, foi se modificando até chegarmos na forma atual. É importante analisarmos a língua como fator de aproximação e não de separação social ou regional.